Ministro Joaquim Barbosa (foto: reprodução) |
Ontem (15/11), o Supremo Tribunal Federal - STF tornou público que nove réus na Ação Penal nº 470 não têm mais possibilidades, operando-se, em razão o trânsito em julgado das condenações. São eles o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; o ex-presidente do PT, José Genoino; o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo; o ex-vice-presidente do Banco Rural, José Roberto Salgado; o operador do esquema, Marcos Valério; sua ex-secretária, Simone Vasconcelos, o ex-advogado de Valério, Cristiano Paz e o ex-sócio de Valério, Ramon Hollerbach.
Outros sete réus também tiveram declarado o trânsito em julgado da sentença que os condenou: o delator do mensalão, Roberto Jefferson; o ex-deputado José Borba; o ex-tesoureiro do extinto PL, Jacinto Lamas; o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato; o ex-primeiro secretário do PTB, Emerson Palmieri; o ex-dono da corretora Bônus-Banval, Enivaldo Quadrado, e o ex-deputado Romeu Queiroz.
Por isso, reitero aqui parte do texto publicado ontem (14/11) em STF decide pela prisão de Dirceu e outros réus do mensalão:
Estamos virando uma das páginas mais vergonhosas da história política da República do Brasil, que, aliás, completa amanhã (15/11) 124 anos, e o que a sociedade brasileira espera é que o Brasil consiga sair do verdadeiro atoleiro em que vem sendo envolvido nos últimos anos pela geração de políticos mais corrupta de que se tem notícia. O resultado do julgamento do mensalão é um começo. Não importa muito o regime das condenações, quem vai para trás das grades ou quem se beneficiará de uma regra mais branda. O que conta, o que se deve considerar é que as condenações aconteceram. É saber que mesmo com muitas falhas, o país tem lei, e não apenas para os miseráveis, mas também para os medalhões da política que tomaram de assalto o país, independentemente da sigla partidária ou da cor da bandeira que empunhem".
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |