04 dezembro 2013

Leoa abraça os homens que a salvaram da morte na África

Foto: reprodução

Apesar de ser o maior predador sobre a face da Terra, o homem ainda é capaz de viver em harmonia com os animais, alguns reconhecidamente perigosos, como é o caso de Sirga, uma leoa que foi abandonada por seu bando quando ainda era apenas um pequeno e indefeso filhote, em Botswana - África, tudo levando a crer que ela, sem comida e sem a proteção dos leões adultos, não teria sobrevivido. Resgatada por Valentin Gruener e Mikkel Legarth, homens envolvidos com a preservação da espécie, hoje ela caça normalmente.

A relação de Sirga e com os dois conservacionistas é de carinho e respeito, como se fossem da mesma espécie. Com a ajuda deles, que a acompanharam desde muito pequena, ela aprendeu a viver livremente e a caçar em seu habitat natural, tendo se tornado o símbolo do Modisa Wildlife Project, entidade fundada pelo alemão Gruener e o dinamarquês Legarth com o objetivo de lutar pela preservação dos leões. O projeto da dupla também tenta um acordo com os fazendeiros locais para impedir o desaparecimento de mais animais da espécie. O plano é realocar os leões que estão tendo contato com outros humanos para uma grande área protegida, onde eles poderão se mover-se e alimentar-se livremente.

Botswana é um país na África Austral. Tem duas vezes e meia o tamanho da Grã-Bretanha e conta com vastas áreas selvagens, onde o desenvolvimento da agricultura está provocando conflitos entre homens e leões. Veja mais fotos de Sirga e seus amigos e depois deixe o seu comentário.


Foto: The Grosby Group 

Foto: The Grosby Group 

Foto: The Grosby Group 

Foto: The Grosby Group 





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin