15 maio 2010

UMA PERDA PARA A HUMANIDADE


Um incêndio destruiu, neste sábado (15/05), o prédio das coleções do INSTITUTO BUTANTAN, onde eram conservadas para pesquisas cobras, aranhas e escorpiões. O acervo de 77 mil animais, o maior do país, foi inteiramente consumido pelas chamas.

FRANCISCO FRANCO, curador do museu, disse que “houve uma perda total da coleção, a maior coleção de cobras do mundo e isso é uma perda para a humanidade”.

Já na próxima semana a direção do instituto pretende dar início ao projeto de recuperação do prédio, mas a perda científica ainda é algo impossível de imaginar. “Para a ciência é uma perda incalculável. Vários projetos de pesquisa desenvolvidos aí, o meu é um deles, não tem como resumir em palavras. Mesmo que a gente consiga construir com muito esforço outra coleção com 100 mil exemplares, o valor histórico foi embora hoje”, lamentou uma das alunas do mestrado.

No mesmo tom, OTÁVIO MERCADANTE, diretor da instituição, afirmou aos repórteres presentes que a tragédia “significa a perda da memória, onde foram identificadas essas serpentes, o estudo da evolução dessas serpentes, espécies que nós precisamos continuar estudando, se elas estão em extinção ou não. Enfim, é todo um trabalho que as coleções zoológicas permitem que o cientista estude”.

O INSTITUTO BUTANTAN é um centro de pesquisa biomédica localizado no bairro do Butantã, na cidade de São Paulo. É uma instituição pública estadual, subordinada à Secretaria de Saúde do governo paulista. 

Fundado em 23 de janeiro de 1901, é responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil. É também um importante ponto turístico, contando com um parque e três museus (Biológico, Histórico e Microbiológico), além do Hospital Vital Brazil, uma biblioteca, um serpentário, unidades de produção de vacinas e biofármacos.

O Instituto Butantan surgiu em 1898. Foi fundado na área da antiga Fazenda Butantan com o objetivo de produzir soro para a peste, o grande problema do Brasil na época. O nome Butantan, segundo etimologistas, é originário do tupi e quer dizer "terra dura dura", formando o superlativo a partir da duplicação do adjetivo. A comunidade dos funcionários mantém a tradição do nome, grafando-o com o "n" final, mesmo distoando do bairro, originado no entorno do instituto, que, seguindo decreto do governo municipal de São Paulo, é grafado com til (Butantã). 

A história do Instituto Butantan confunde-se com a história da modernização do Estado de São Paulo. Seu surgimento deveu-se a uma epidemia de peste bubônica no Porto de Santos. Temerário que a doença atingisse a capital do Estado, o governo convocou o Instituto Bacteriológico para tentar resolver o problema. 

A fazenda Butantan foi desapropriada pelo Presidente de São Paulo Coronel Fernando Prestes de Albuquerque que iniciou as obras do Instituto. 

Seu diretor, ADOLFO LUTZ, mandou para essa cidade o assistente VITAL BRAZIL, mineiro de Campanha, que em pouco tempo ele diagnosticou a doença e, em conjunto com o médico OSVALDO CRUZ, criou um plano para controlá-la. De volta à capital, VITAL foi encarregado de um serviço contra a peste no Instituto Bacteriológico. No ano seguinte esse serviço transformou-se em instituição autônoma, então denominada "Instituto Serumtherapico do Estado de São Paulo", que, posteriormente, transformou-se no atual INSTITUTO BUTANTAN, que ajudou a debelar a peste. 

Devido principalmente à expansão da cafeicultura, os trabalhadores rurais (na maior parte imigrantes) viam-se frequentemente submetidos a acidentes ofídicos. As serpentes venenosas transformavam-se em um grande problema que, juntamente com a peste bubônica, atentava contra o desenvolvimento paulista. 

VITAL BRAZIL, a par de toda essa problemática, concomitantemente aos estudos sobre a peste, iniciou as suas pesquisas sobre o ofidismo, tema então pouquíssimo conhecido. O extenso trabalho que desenvolveu pesquisando esse assunto fez com que o Butantan rapidamente se especializasse no conhecimento herpetológico, bem como na produção de soros anti-ofídicos, tornando-se uma entidade ímpar em todo o mundo. 

Um soro específico para uma serpente venenosa européia, por exemplo uma víbora (Vipera), é ineficiente para uma jararaca (Bothrops) sul-americana. Em viagens que fez, principalmente para os Estados Unidos, demonstrando a eficácia do soro antiofídico, a fama de VITAL BRAZIL correu mundo. Durante vários anos, entretanto, o INSTITUTO BUTANTAN funcionou em toscas dependências, contando com um corpo de funcionários bastante exíguo. Mesmo assim, de seus laboratórios brotaram importantes pesquisas no campo da herpetologia, microbiologia e imunologia, reconhecidas internacionalmente. A partir de 1914, com a construção da nova sede e a paulatina ampliação de seu orçamento, o BUTANTAN começou a se consolidar como a mais importante instituição de pesquisa biomédica do Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. 

Recentemente, ele vinha auxiliando no combate à gripe H1N1, pois é o órgão publico responsável pela produção da vacina a partir de amostras fornecidas pelo laboratório francês Sanofi Pasteur.

Realmente, como disse o curador do museu, a destruição do prédio onde ficavam as coleções do INSTITUTO BUTANTAN "é uma perda para a humanidade".

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

  1. É verdade... estive lendo sobre isso hoje no jornal. O instituto Butantan é muito importante mesmo. Ainda bem que os animais vivos nada sofreram.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das perdas irreparáveis para a humanidade...
    é uma pena!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito triste!Uma perda que levará anos ou quem sabe nunca para ser recuperada.
    BJos

    ResponderExcluir
  4. Lamentável, agora serão anos e mais anos para recuperar todo este acervo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente é uma perda irreparavel.'Muito importante que as pessoas saibam disso!
    E ai Roberto....Vim agradecer sua visita ao meu blog e responder a sua pergunta:
    ''Com relacao ao sentimentos e outras coisas'' existe sim,e eu sou totalmente a favor do amor, acredito muito nele, sou romantica e sempre estou escrevendo algo sobre no meu blog, mas o que eu quis abordar ali dessa vez era justamente o que acontece no -pós amor ou pós-paixao,carinho, sentimento. que bom q vc nunca foi lobo mau, mas nao duvide que por ai esta cheio deles meu caro, escuto e acompanho muitas historias de muitas mulheres quase sempre e por elas que me baseio. concluindo: Sentimento é importante sim! mas pra quem merece que ele seja dado, concorda????

    grande beijo pra vc e uma otima semana, apareça mais vezes

    ResponderExcluir
  6. Oi meu amigo!
    Quando vi a reportagem fiquei muito triste...não pelas cobras (detesto cobras), mas pelas pesquisas e investimentos e por tudo o que ,como bem diz o título,a humanidade perdeu.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  7. Desde pequeno tenho escutado falar no INSTITUTO BUTANTAN (para mim o nome era Butantã), mas nunca imaginei que aconteceria um incêndio no instituto.
    Parabéns pela notícia, e por trazer ao conhecimento um pouco da história da instituição.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!