30 setembro 2010

Genéricos: milhões de vidas em risco!


A amiga Atena Vieira me enviou, por e-mail, a matéria que você pode ler abaixo. Na opinião dela e também na do blog, por isso nos dispusemos a divulgar o assunto, a questão merece a cuidadosa vigilância de toda a sociedade, já que se refere a um acordo secreto que está sendo negociado pelos governos mais ricos do mundo cujo objetivo é restringir a comercialização de medicamentos genéricos essenciais ao tratamento de milhões de pessoas pobres que deles dependem para tratar doenças como a malária e o HIV. Se o acordo for adiante, muitas pessoas não terão mais acesso a remédios de baixo custo, colocando milhões de vidas em risco. 


O fato, ao que parece, foi trazido a público pela Avaaz, uma nova rede de mobilização global que se apresenta com um objetivo democrático: acabar com a brecha entre o mundo que nós temos, e o mundo que queremos. Essa organização, aliás, teve participação ativa na coleta de assinaturas para o projeto da Lei da Ficha Limpa.

De acordo com o texto que nos foi enviado pela Atena, um dos principais alvos deste tratado é o Brasil, que está sendo intencionalmente excluído do processo, junto com a China e a Índia. O tratado deverá definir regras para vários assuntos como transgênicos, a Internet e medicamentos. Os países responsáveis estão se apressando para fechar um acordo antes que haja uma revolta da opinião pública, mas as notícias sobre o tratado vazaram e a oposição está crescendo.

O Acordo Comercial Anti Falsificações - ACTA, foi intencionalmente mantido fora dos holofotes públicos, mas seu conteúdo vazou e defensores da saúde pública e da liberdade na Internet estão soando o alarme, e ele vem sendo duramente criticado por China, Índia e o Parlamento Europeu. 


O acordo é polêmico, mas a parte mais absurda é a que se refere aos genéricos. Pelos termos do tratado, os medicamentos “genéricos” e os medicamentos "falsificados" passarão a ser tratados de forma idêntica, o que vai sujeitar os "genéricos" às mesmas táticas de “apreensão e destruição” aplicadas aos medicamentos "falsificados". 

Gigantes da indústria farmacêutica afirmam que isto é necessário para proteger os consumidores, o que não é verdade. O grande problema é que os medicamentos genéricos são mais baratos que os medicamentos de marca (em alguns casos a diferença de preços atinge o absurdo percentual de 90%). Como se pode ver, o que está em jogo é o lucro milionário das empresas farmacêuticas A disputa é dinheiro versus a vida das pessoas pobres!

O que pretende a Avaaz é a mobilização popular, iniciativa que já conseguiu interromper ações similares de grandes empresas farmacêuticas e governos ricos em todo o mundo. Manifestar-se contra o acordo é preservar a vida de milhões de pessoas pobres em todo o Planeta, inclusive no Brasil.

Se você concorda e acha que deve participar, clique aqui e assine a petição. E muito importante: divulgue essa notícia!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Só faltava essa agora,com uma saúde deficitária e se a população mais necessitada não tiver acesso aos genéricos vai ser uma situação dificíl,isso visa o lucro das grandes empresas,será lamentável se isso for concretizado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Fátima!

    Com a saúde sucateada e sem possibilidade de acesso ao medicamento genérico, a população mais pobre vai ter dificuldades, e ficará cada vez mais refém das iniciativas assistencialistas dos governos, um verdadeiro cabresto de votos!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo C.Roberto!
    Assinei a petição e quero parabenizá-lo pela iniciativa e engajamento.
    Quero pedir sua autorização para "twittar" e colocar no orkut do José Serra essa questão.
    BEIJOSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Neusa!

    Claro que autorizo. Faça isso!

    Sua ajuda será de grande utilidade para a campanha. O tema é importante e sério, principalmente porque diz respeito aos menos favorecidos, aos que não têm os nossos recursos e conhecimentos, e por isso precisam da nossa ajuda.

    Um beijo nesse coração sempre ligado numa briga justa...

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Carlos !
    não sei se no Brasil isso pega já que o Serra que foi um dos q começaram a implantar os genéricos no Brasil e é dono de um de um maiores laboratórios de genéricos o TEUTO ...e os genéricos dão lucros imensos apesar do seu baixo custo... Pq não precisa investir em pesquisa nem nada ... já está tudo pronto ...
    XOXO

    ResponderExcluir
  6. Pode ser, Renatinha, mas acho que a sociedade deve ficar alerta. É melhor prevenir que remediar.

    XOXO pra você também...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!