25 outubro 2010

Honoráveis bandidos

Se você quer conhecer um pouco da política que se faz no Brasil, não deixe de ler Honoráveis Bandidos - Um Retrato do Brasil na Era Sarney. Algumas passagens são inacreditáveis. Eu li, gostei muito e recomendo.
 
O livro, indicado como um dos finalistas ao prêmio Jabuti 2010, na categoria reportagem, foi escrito por Palmério Dória, um dos jornalistas mais respeitados do país, e conta os bastidores do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney. Do Maranhão ao Senado, o livro mostra os cenários e histórias protagonizadas pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou o Maranhão no quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes. 
Com 50 anos de vida pública, o político mais antigo em atividade no país enfrenta escândalos e a opinião pública. É a partir daí que o livro puxa o fio da meada, utilizando as ferramentas do bom jornalismo investigativo. Sempre com muito bom humor, o jornalista faz um retrato do Brasil na era Sarney, os mandos e desmandos do senador e seus filhos, no Maranhão e no Congresso Nacional. 
O escritor, Palmério Dória, nasceu em Santarém, no Pará, mas foi criado em Belém. Jornalista, trabalhou como chefe de reportagem na Rede Globo, nos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Abandonou o jornalismo diário e dedicou-se a temas "leves": tornou-se diretor de redação de revista Sexy em 1992. Seu trabalho na revista masculina rendeu o livro Evasão de Privacidade, onde selecionou a dedo os melhores momentos das revelações que mulheres brasileiras concederam à publicação durante os sete anos em que Palmério esteve na direção. Foi autor de outros livros. Seu mais novo, Honoráveis Bandidos (2009), conta toda a história secreta do surgimento e enriquecimento da família Sarney.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin