24 outubro 2012

No Brasil do PT, bandido é herói e prisioneiro político

Há alguns anos utilizo o dicionário Caldas Aulete, que foi editado originalmente no fim do século XIX, e hoje é um dos mais preciosos bancos de dados da língua portuguesa, que qualquer um pode ter em sua máquina, bastando, para isso, acessar o site e fazer o download.

Mas por que abri a postagem falando em dicionário, assunto que nenhuma relação tem com o título que a identifica? Vou tentar explicar...

Componentes do grupo "Os amigos de 68", que reúne ex-presos políticos, estão pensando em articular uma reação às condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal - STF a José Dirceu e José Genoíno. Este foi um dos assuntos que rolaram no almoço de solidariedade oferecido aos dois no último domingo, na casa de Ana Corbisier, companheira do ex-ministro no Movimento de Libertação Popular - Molipo.

Chegou-se mesmo a falar em iniciar um movimento político mais amplo, que inclua o tema da reforma política e uma análise do Judiciário, ou organizar uma mobilização de apoio direto aos ex-guerrilheiros.

- Deve haver uma reação. Esse processo foi muito desigual. É complicado quando a Justiça se politiza - avaliou José Luiz Del Roio, radialista, político, ativista social ítalo-brasileiro e ex-senador na Itália.

José Dirceu e amigos (Cláudio Kahns/21-10-2012)

O almoço foi marcado por muitas histórias sobre os dos dois petistas e a tese de que eles estariam sendo injustiçados, já que o rigor das condenações estaria relacionado, de alguma forma, ao passado de ambos, como se o esquema do "mensalão" nunca tivesse existido, o que não é novidade.

Interessante também é a posição adotada por Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, no encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, realizada em Águas de Lindoia - SP. Segundo ele, o PT vai acatar a decisão do STF no julgamento do mensalão (como se o contrário fosse possível), mas em caso de prisão, os integrantes do partido vão se declarar "prisioneiros políticos" de um julgamento de exceção.

- O Supremo tem que ser respeitado. Se determinar prisão, as pessoas vão para a prisão. Agora, as pessoas não vão admitir que são corruptas, elas vão declarar que são prisioneiras políticas de um julgamento de exceção. Vai ser a razão de viver do Genoino e do Dirceu demonstrar que foram condenados sem provas - afirmou Vannuchi, acrescentando que a partir de agora, o partido vai, digamos, ficar de olho nas decisões do STF em casos assemelhados:

- Nós vamos acompanhar com lupa cada voto de ministro, e, se daqui a um ano, eles absolverem um grande empresário acusado de corrupção por falta de provas, nós vamos lembrar, democraticamente, que, no julgamento do mensalão, quando não havia provas, os indícios foram tidos como suficientes para condenar.

Genoíno chegou a comparar o julgamento do "mensalão" à sua condenação pela Justiça Militar na época da ditadura, quando foi preso depois de atuar na guerrilha do Araguaia.

Até parece que eles não estão sendo julgados como líderes de "um dos episódios mais vergonhosos da história política do nosso país", cujos "elementos probatórios expõem aos olhos um grupo de delinquentes que degradou a atividade política” ao adotar um comportamento que caracteriza "grave atentado às instituições do Estado de Direito, grave transgressão aos princípios estruturantes da República", como afirmado pelo ministro Celso de Mello em uma das votações.

E o pior é que todo mundo sabe disso, menos Dirceu, Genoíno e a cúpula do PT, onde se inclui o ex-presidente Lula, que preferem viajar pela "Teoria da Conspiração" a que já me referi em postagem posterior aqui mesmo do Dando Pitacos.

Foi por isso iniciei o texto falando em dicionário. Com efeito, se a moda pegar eles vão ter que se adequar e acrescentar em suas definições de "bandido" as expressões "herói" e "prisioneiro político". Em homenagem a José Dirceu e José Genoíno, é claro!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin