04 agosto 2009

O Samurai collorido

Segundo o portal WIKIPÉDIA, "o samurai era uma pessoa muito orgulhosa, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku", pois "era preferível morrer com honra do que viver sem honra. Seppuku, convém esclarecer, era "o suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa para cima cortando tudo o que tem por dentro. Uma morte dolorosa e orgulhosa".

Esse personagem me veio à mente ontem à noite, não me interprete mal o honrado povo japonês, quando assisti, diga-se de passagem, envergonhado como cidadão e eleitor, à admoestação grosseira e mal educada que o senador FERNANDO COLLOR dirigiu ao seu companheiro PEDRO SIMON. Não que PEDRO SIMON mereça um tratamento mais respeitoso. Quem não pode ser desrespeitada dessa forma é a sociedade brasileira, os chefes de família, as mulheres e os jovens de todas as idades que naquele momento estavam à frente de um aparelho de televisão. Tomara que eles se lembrem disso nas próximas eleições!

A postura, a veemência, a pirotecnia gramatical de COLLOR, me fizeram pensar que ele, como um autêntico samurai, empunharia sua katana e daria início a um duelo de vida ou morte com SIMON, em defesa da honra do parlamento brasileiro, ou, sentindo-se ultrajado pelas afirmações de SIMON, praticaria o seppuku, o que seria ótimo!

O estilo, aliás, é o mesmo utilizado por COLLOR quando ele enfrentou LULA nas eleições presidenciais de 1989. Pena que o petista, por falta de caráter ou vergonha na cara, já não se lembre disso, e hoje divida com ele o mesmo espaço político, onde se vende até mesmo a alma pela manutenção do poder! E o mais incrível é que COLLOR culpa a mídia pelos crimes cometidos no Senado, como se estivesse acometido da mesma esquizofrenia de que padece o venezuelano HUGO CHÁVEZ. Logo ele, que forjou seu império às custas do jornal A GAZETA DE ALAGOAS, de propriedade de sua família!

Não menos patética foi a cena de RENAN CALHEIROS, de mãos dadas com o COLLOR que ele abandonou no passado, atacando SIMON para defender SARNEY, a velha raposa que debutou na política em 1954, quando foi eleito suplente de deputado federal pelo PSD.

Mas apesar das ameaças de parte a parte, tudo não passou de um ensaio de ópera-bufa, usado apenas para marcar posições, até porque, e isso a sociedade brasileira já sabe de há muito, seus interesses são comuns. São esterco do mesmo pasto! E que ninguém se engane: um "acerto" vem por aí!


ACORDA, BRASIL!!!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. É realmente lamentável que senadores da república de um país que quer ser desenvolvido atuem da forma que a televisão mostrou na última segunda-feira. A sociedade em geral foi desrespeitada mais uma vez.

    Só não entendi que honra Collor quis defender com tanta força: a dele, a do Sarney? Isso é uma piada. Eles já perderam esse sentimento há muito tempo.

    E vocês querem saber, eu também acho que isso não vai dar em nada. Resta saber qual será a reação da população.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar quero parabenizar o blog pela mudança do visual. Não que o antigo fosse feio, mas esse ficou mais light. Parabéns, Carlos Roberto, além de muito bom com as palavras você também é um craque na montagem de paginas para blog.

    Mas falemos do nosso "SAMURAI COLLORIDO". O Brasil perdeu a referência política. Estamos sendo governados por marginais, canalhas, quadrilheiros. Não sei se isso tem solução.

    A bola de cristal do blog acertou em cheio, não é? Os "acertos" já começaram. A situação já é comentada até mesmo no exterior. Jornais respeitáveis não conseguem entender o que está acontecendo no Brasil. Principalmente a omissão do povo brasileiro. Estou envergonhada. O Brasil não é sério.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a notícia do portal "OPINIÃO E NOTÍCIA":

    "Revista Economist cita a polêmica sessão do Senado na qual Renan Calheiros e Fernando Collor bateram boca com Pedro Simon para defender Sarney.

    A revista britânica lembra que até aqui Lula sobreviveu praticamente incólume aos inúmeros escândalos de corrupção envolvendo membros do seu governo e do PT. No entanto, diz a Economist, a insistência no apoio a Sarney (apesar dos escândalos, incluindo um envolvendo a Petrobras) representa novos riscos para Lula às vésperas de um ano eleitoral e a apenas um ano e meio do fim do seu mandato.

    Riscos tanto para o legado de Lula, diz a Economist, quanto para o projeto do PT de se manter no poder após 2010, tendo em vista que o eleitorado brasileiro “está cansado dos escândalos de corrupção”. A revista diz que, apesar da necessidade de manter o PMDB ao seu lado, o presidente brasileiro pode abandonar Sarney caso surjam novas denúncias contra o presidente do Senado.

    Em nossa opinião, o escândalo no Senado se torna cada vez mais vergonhoso. O fato de o presidente da república insistir em apoiar Sarney está se tornando assunto da imprensa mundial. Nos últimos dias publicamos artigos de alguns dos principais órgãos de imprensa do mundo criticando a situação".

    É ou não é motivo suficiente prá sentir vergonha?

    ResponderExcluir
  4. Não posseo deixar passar em branco. A nova pagina está linda. Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  5. Prefiro só falar do blog (a política dá nojo). Tá lindo, lindo, lindo.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!